Mamografia – Qual a Idade Certa?

Mamografia - Qual a Idade Certa?A mamografia é um exame radiológico dos seios, seguro e eficaz na detecção precoce do câncer de mama.

Contudo, não existe uma definição oficial sobre em que fase da vida da mulher, ou a partir de que idade, é mais aconselhável realizar o primeiro exame. Esse tem sido o tema central de discussões tanto nos EUA quanto em outros países, incluindo o Brasil.

A polêmica foi criada inicialmente através de um contraponto entre o governo americano, que analisa a relação custo-benefício dos exames realizados nas mulheres a partir dos 35anos, e as autoridades médicas, que se preocupam com o indivíduo em particular. Segundo alguns estudos, a mamografia de rastreamento só teria uma relação custo benefício favorável após os 50 anos, pois antes dessa faixa seria pouco eficaz.

Por lá a discussão fugiu do campo científico e passou para o campo econômico/político, sendo que o país só cobre os exames para mulheres com mais de 49 anos.

No Brasil, nunca se pesquisou qual seria a melhor idade para a realização de mamografia e o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem uma definição oficial. Entretanto, à despeito das discussões, a orientação geral é de que todas as mulheres façam a primeira mamografia aos 40 anos.

Já a comissão de mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) recomenda que as mulheres assintomáticas (aquelas que não contam com nenhum indício de nódulos), façam a sua primeira mamografia aos 35 anos, chamada de base, repitam o exame a cada dois anos entre os 40 e 49 anos e a partir dos 50 anos, façam uma mamografia anual.

A mamografia preventiva permite o diagnóstico precoce de mais de 90% das lesões cancerosas e, consequentemente, sua cura na maior parte dos casos. Sabe-se que aos 40 anos a chance de ter câncer de mama é bem menor do que a partir dos 50, desta forma, a decisão de quando realizar a primeira mamografia deve ficar a critério da mulher.

Porém, os médicos são unânimes em orientar que antes dos 35 anos, o exame só deve ser feito em casos específicos.

Ainda assim, é importante ressaltar que em qualquer idade, mesmo antes de fazer a primeira mamografia, as mulheres devem fazer o auto-exame  das mamas. Realizado mensalmente, depois do período menstrual, ele deve se tornar parte da rotina feminina, ao lado do exame clinico, no mínimo uma vez ao ano. Se estes exames detectarem alguma alteração, a mamografia passa a ser indicada, independentemente da época.

A mamografia, aliada ao auto-exame e o exame clinico, forma um conjunto de cuidados que garantem a diminuição da mortalidade por câncer de mama.

Mais do que em qualquer outro caso, essa é uma doença em que a prevenção pode ser um sinônimo de cura.

Comentários

  1. Veronica disse::

    Minha prima tem 16 anos e tá com nodúlo o que fazer? É motivo para se preocupar?

  2. cleytiane disse::

    Já fiscal a retirada de três nodulos solidos.e fiz o alto exame e encontrei mas dois nodulos.
    Quando ia passando pela frente do posto de saúde tinha um caminhão de mamografia e fui me informar de que precisava. Ele me respondeu grosamente: cartão do sus identidade e mais de 40 anos. Isso e um absurdo deveria dar a oportunidade de pessoas sintómaticas de fazer o exame.

  3. LeticiaVasconcelosbrito disse::

    Meu peito doi cinto ums caroso nele nao sei oq e me ajuda